
Sociedades tribais
A sociedade tribal foi uma sociedade onde não tinha Estado, comercio, história, para alguns filosofo como Levy-Bruhl a sociedade tribal teria uma “mentalidade pré-lógica”, já para Pierre a falta desses fatores que a sociedade não possuía não significava que eles fossem inferiores, mais diferentes.
Portanto esse povo era um povo que o chefe não mandava e sim assumia a vontade da sociedade, onde isto visto pelos olhos dos europeus era algo horrível que eles consideravam inferior.
O etnocentrismo na sociedade tribal
Na época em que o s europeus cheguaram ao Brasil e se deparam com outros povos que não era semelhante a eles, a reação e o efeito dessa reação foi etnocêntrica pois eles começaram a utilizar as riquezas e tudo que lhes davam lucro para si próprio e se fazendo superior as sociedades que ali habitavam.Pois estas sociedades não possuía Estado, Comércio e Historia e ninguém mandava em nada a “terra era de todos”.
Vendo aquilo eles começaram a se sentir superior fazendo novas divisões na sociedade tribal e mudanças que se reflete ate hoje nos dias atuais como. A morte de muitos índios e a extinção deles aqueles povos não só sofreram com extinção mais também com violência física, o choque cultural a doutrinação e as doenças. O etnocentrismo também e presente nos dias atuais por exemplo. O racismo de cor, de classe social esta e outras são coisa que indígenas e muitas gentes sofrem. Portanto por mais que muitos anos se passaram e não são mais escravizados índios e negros não deixou de existir o etnocentrismo apenas mudou alguns formas e permaneceram algumas.
1 comentários:
Muito bom!
Gostei do seu texto sobre etnocentrismo.
Prof. Amanda Marchioreto
Postar um comentário